quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Resumo de atividades desenvolvidas no âmbito escolar

Hora da História





Resultado do trabalho dos alunos em conjunto com os professores na confecção de brinquedos utilizando material reciclável.




                                                                      Todos muito felizes com seus brinquedos.
Hora da brincadeira





O laboratório de informática também é envolvido nas oficinas pedagógicas com atividades afins aos temas abordados, ora trabalhando com os alunos no processo de pesquisa, oferecendo atividades lúdicas ora disponibilizando aos professores momentos de planejamento das ações a se desenvolver.

                                                 OFICINAS PEDAGÓGICAS
                 “Diante do desafio posto de prender a atenção do aluno, que está inserido num contexto no qual na maioria dos casos, vive rodeado pela mídia e uma variedade de recursos tecnológicos, sem se perder o foco que é a aprendizagem e a formação integral do educando, seguramente é papel da escola buscar estratégias diversificadas de trabalho,  contemplando a ludicidade em atividades que estejam em conformidade com os conteúdos previstos no currículo escolar. Segundo Feijó (1992 p. 61) “O lúdico é uma necessidade básica da personalidade, do corpo e da mente, faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana”. Assim, com o objetivo de atrair os alunos, tornando o espaço escolar um ambiente prazeroso, com atividades que despertam a criatividade e a curiosidade das crianças, a Escola Municipal Prefeito Doutor Plauto Miró Guimarães vem adotando a prática de Oficinas Pedagógicas que ocorrem em datas pontuais do calendário escolar, como as Comemorações Juninas, Dia da Criança e Natal, nas quais  os alunos durante o período letivo são convidados a desenvolver atividades diversificadas como construção de jogos, de brinquedos utilizando material sucata, atividades artísticas plásticas e corporais (dança), confecção de livrinhos temáticos, lembrancinhas e enfeites. A primeira Oficina Pedagógica foi desenvolvida em virtude da necessidade de se concentrar todos os alunos num único turno de trabalho por ocasião da Copa do Mundo 2010, com atividades temáticas relacionadas ao evento esportivo, e sem dúvida foi o sucesso dessas ações pedagógicas que motivou a equipe gestora a implementar as Oficinas Pedagógicas em momentos distintos do calendário escolar. Antes do desenvolvimento dessas atividades todos os detalhes são cuidadosamente projetados, afinal, para o sucesso das atividades em questão  o planejamento e a previsão dos materiais que serão utilizados em cada oficina são imprescindíveis para que a equipe gestora providencie o necessário para cada atividade proposta,  as escalas para a organização das Oficinas Pedagógicas são pensadas visando propiciar aos alunos a participação intercalada em atividades variadas, combinando as atividades já citadas anteriormente. Durante a realização desses eventos são notórios o interesse e a participação maciça dos alunos, bem como a socialização entre as crianças e com os docentes da escola, há sem dúvida uma  interação educativa, na qual todos os envolvidos passam por experiências positivas, tanto no campo relacional como no cognitivo.Nesta perspectiva,acredita-se que a ludicidade precisa ser vista como algo imprescindível à necessidade do ser humano que facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento, vivenciar o lúdico é estabelecer relações e  pré requisitos indispensáveis ao desenvolvimento global dos alunos, que nesta ótica são vistos como os cidadãos que a escola necessita formar, formar para a sociedade, para a atuação consciente num futuro próximo.”

Bruna Franciele Furquim de Oliveira
Giovana dos Santos
                                                                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário